terça-feira, 1 de maio de 2012

Media, Modos e Aprendizagem

Mayer (2001,p.184, citado em Fahy, 2008, p. 5) fala-nos dos sete princípios que afetam o impacto multimédia num ensino de qualidade (online ou face-a-face), devendo ser respeitados: o princípio multimédia; o princípio de contiguidade espacial; o princípio da contiguidade temporal; o princípio da coerência; o princípio da moralidade; o princípio da redundância e o princípio das diferenças individuais.

No ensino/aprendizagem online é imprescindível a utilização dos instrumentos tecnológicos, meios ou canais, estes funcionam como estímulos (p.ex. computador, smartphone, PDA, entre outros). Quanto maior for a variedade melhor será a comunicação e melhores resultados se obtém na aprendizagem online, reduzindo a distância transaccional (Chen & Willits, 1998, citado em Fahy, 2008, p.6), por haver uma maior proximidade entre alunos, professores e conteúdos, independentemente das “…características técnicas e pedagógicas de cada uma…” (Fahy, 2008, p. 7).
São apontados os pontos fracos e fortes do uso de textos, de referir que a impressão é estática, não promove a participação activa entre os alunos, levando à passividade.
Os gráficos e Vídeo, são um importante suporte de estudo, aumentando a motivação dos utilizadores e apresentam características como: a possibilidade de compactar informação e conteúdos, a baixos custos e baixos níveis de produção, revelando-se um importante e eficiente instrumento na aprendizagem, devendo-se ter em atenção aos princípios gerais do uso dos gráficos, como: evitar imagens e detalhes que distraiam (Mayer, 2001, citado em Fahy, 2008, p. 9); optar pela simplicidade na linha de desenho, na cor (o ideal é o azul, preto ou vermelho, sobre fundo branco, ou branco, amarelo ou verde em preto) (Rockley, 1997, citado em Fahy, 2008, p.9) e colocar sempre legendas para melhor entender as tabelas, diagramas ou gráficos.
A videoconferência e teleconferência, apresentam características pedagógicas levando a um maior envolvimento e reduzem a distância transaccional, proporcionam oportunidades para uma aprendizagem de qualidade, interactiva, acessível a alunos que se encontrem a grandes distâncias. Em especial a teleconferência, permite a partilha e recursos visuais; incentiva à aprendizagem colaborativa. No entanto, apresentam dificuldades na implementação na Educação devido aos custos elevados.  
A utilização de IPods, Leitores de MP3 e VOIP, revelam-se de grande importância pedagógica, na comunicação e partilha de informação, apresentações de palestras e na promoção e desenvolvimento de relações sociais.
A internet é sem dúvida o maior e o mais importante veículo comunicacional e a ferramenta de aprendizagem mais poderosa, sendo necessário fazer uma utilização adequada. “A internet exige literacia capaz e destreza com o computador” (Fahy, 2008 p. 16). A participação dos aprendentes é mediada por CMC numa aprendizagem colaborativa e, graças á Web 2.0, a utilização da internet é auxiliada por ferramentas como: wikis, blogs e podcasts, facilitando a construção do conhecimento e do saber, através da partilha de trabalhos.

Comentário:

Através da perspectiva de Mayer, através dos sete princípios, são valorizadas as diferenças dado que cada indivíduo é um ser com características e conhecimentos próprios e formas diferentes de aprender, e que, através da aprendizagem colaborativa e das tecnologias, em particular, em relação ao recurso às ferramentas multimédia, esbatem-se as diferenças e a distância transacional em ambientes de ensino online e aprendizagem a distância. 




Bibliografia:
Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Disponível na plataforma da UAB

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