Segundo Moore (1991), os media para além de contribuirem para que as comunidades evoluam e se desenvolvam, permitem também reduzir a distância transacional.
Os estudantes online sentem esta distância de diferentes formas, necessitando de ferramentas de interação, incluindo o professor, para ultrapassar este obstáculo. Nem toda a interação é igualmente útil, devendo ser ajustada às necessidades e preferências de cada um.
Constatou-se também, que alunos com menos qualificações tendem a beneficiar menos do método a distância do que os alunos com mais qualificações, o que revela a importância da maturidade e de um professor moderado.
Segundo Vrasidas & Mclsaac (1999), no que diz respeito a projetos de aprendizagem online, é esperado que os alunos obtenham uma maior autonomia e controlo. O sucesso dos indivíduos que utilizam a comunicação online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis, bem como da orientação e liderança exercida por um professor qualificado, moderado pelas capacidades do aluno e por uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, ativa e autónoma. Ou seja, uma das principais funções do professor moderado, é precisamente fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online.
Os resultados da pesquisa em educação a distância quando comparados com a formação presencial são particularmente importantes na medida em que se confirma que o uso que o aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que o uso que o professor faz. E, em termos de resultados da aprendizagem do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência deste com a tecnologia, evidenciando novamente, a importância para os alunos online dos meios adequados e do projeto, apoiado por professores competentes nestes meios. (Mandell, 1996; Ragan, 1999; Conrad, 2005, citado em Fahy, 2008, p. 5).
Comentário:
Os media e as tecnologias são um factor importantíssimo e assumem um papel decisivo no sucesso dos alunos, em especial no ensino a distância e na aprendizagem online, seja a nível individual ou em grupo. Espera-se uma maior dedicação a este assunto, pela parte de investigadores e de decisores políticos, no sentido de procurar agilizar sistemas e processos, redução de custos e maior valorização da formação a distância.
As sociedades do conhecimento, as empresas e a educação, apresentam cada vez mais níveis de exigência e de competitividade que só será possível alcançar através do investimento nas novas tecnologias e na formação, de forma a melhor se acompanhar o ritmo e o desenvolvimento tecnológico, tão necessário ao ensino a distância.
Bibliografia:
Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Disponível na plataforma da UAB
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